domingo, 26 de abril de 2009

Existência das Moléculas

O que são as moléculas?

 

As moléculas são um grupo agregado de átomos. Um único átomo identifica um dos cem elementos químicos que formam o nosso planeta. Ligar um número de átomos forma uma molécula, que identifica uma substância dentre milhares que existem.

Como foi a descoberta?            

 

Na primavera de 1811, o professor universitário Amadeo Avogadro, de 35 anos, sentou-se durante a aula, franzindo a testa para 2 ensaios científicos que estavam sobre sua mesa. Avogadro dava aulas de ciências naturais no Colégio Vercelli, na cidade montanhosa de Turim. Vinte e cinco alunos sentavam-se diariamente diante dele e ouviam o professor Avogadro falar, discutir, fazer-lhes perguntas sobre qualquer aspecto da ciência que lhe ocorresse.



                                                                     Amadeo Avogadro

Naquele dia ele leu os 2 ensaios para a classe, afirmou que via um mistério importante neles e desafiou os alunos a descobrirem do que se tratava.

Nos 2 ensaios, o químico inglês Dalton e o químico francês Gay-Lussac descreviam uma experiência na qual haviam combinado átomos de hidrogênio e oxigênio para formar água. Ambos relatavam que foram precisos exatamente dois litros de átomos de hidrogênio gasoso para combinar exatamente com um litro de átomos de oxigênio gasoso. Dalton afirmou que esta experiência provava que a água era a combinação de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Gay-Lussac afirmava igualmente que provava que um litro de qualquer gás tinha de conter o mesmo número de átomos que o litro de qualquer outro gás, não importava qual gás fosse.

Estes estudos foram saudados como uma abertura da maior importância para o estudo da química. Mas desde a primeira leitura o professor Avogadro ficou aborrecido com uma contradição inoportuna.

Tanto Dalton quanto Gay-Lussac começaram exatamente com 2 litros de hidrogênio e um litro de oxigênio. Isto perfaz um total de três litros de gás. Mas ambos tinham terminado só com dois litros de gás de vapor de água. SE todo litro de cada gás tem de ter exatamente o mesmo número de átomos, então como podiam todos os átomos destes três litros de gás caber em apenas dois litros de gás vapor?

O sino da catedral de Turim fazia soar a meia-noite antes de a resposta soar na cabeça de Avogadro. Dalton e Gay-Lussac tinham usado a palavra errada? E se cada um deles tivesse substituído “um grupo de átomos ligados” por átomo?

Avogadro criou a palavra Molecule (uma palavra grega que quer dizer “mover-se livremente em um gás”) para este “grupo de átomos ligados”. Então, ele rabiscou equações no papel até descobrir uma maneira de justificar todos os átomos e moléculas nas experiências de Dalton e Gay-Lussac.

Cada molécula de hidrogênio continha dois átomos de hidrogênio e cada molécula de vapor continha dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, como os dois cientistas haviam declarado- cada litro de hidrogênio e cada litro de oxigênio teriam exatamente o mesmo número de moléculas como cada um dos dois litros de vapor resultantes ( mesmo que ele contivessem um número diferente de átomos).

E foi assim que, sem jamais ter tocado num tubo de ensaio ou feito uma experiência química de qualquer espécie, sem nem mesmo ter alguma formação química, Amadeo Avogadro descobriu a existência das moléculas e criou a lei básica dos gases - cada litro de gás contém o mesmo número de moléculas de gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário