domingo, 26 de abril de 2009

A Química


O que é química?

Química é a ciência que estuda os materiais existentes na natureza, suas propriedades e alterações. Analisa as substâncias presentes nesses materiais, desenvolve técnicas para extraí-las e purificá-las e sintetiza novas substâncias. A química também pesquisa os processos de transformação das substâncias em matérias-primas para os diferentes ramos da indústria.







Por que estudar química?

Há muitas razões que explicam o porquê do estudo da química. Do ponto de vista prático, a química ajuda a adquirir um útil discernimento dos problemas da sociedade, com aspectos científicos e técnicos. Por exemplo, o que pode ser feito com relação: às influências da chuva ácida no meio-ambiente; aos efeitos provocados pelo uso de alguns herbicidas e pesticidas; à destruição da camada de ozônio na parte superior da atmosfera; e à possível elevação no nível dos oceanos provocada pelo aumento da concentração de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera (o efeito estufa)?É prudente o uso dos raios gamas na esterilização de alimentos para o consumo humano? É aconselhável o uso da sacarina como um adoçante artificial? Os processos industriais utilizados na manufatura de plásticos, papéis, gessos e tintas confirmam uma ameaça ao meio-ambiente? Quais os riscos, se os produtos químicos estão presentes nos materiais de uso doméstico e de consumo, como detergentes, limpadores de forno, condicionadores de ar, açúcar refinado, café sem cafeína, alvejantes de roupas, antiperspirante, ervas daninhas, conservantes de madeira e aspirina?

A química atua como um instrumento prático para o conhecimento e a resolução de problemas em muitas áreas de engenharia, agricultura, silvicultura, oceanografia, física, biologia, medicina, tecnologia de recursos ambientais, nutrição, odontologia, metalurgia, eletrônica, ciência espacial, tecnologia fotográfica e em inúmeros outros campos.

Algumas pessoas estudam química simplesmente para satisfazer suas curiosidades naturais a respeito da realidade física. Elas estudam química por gosto próprio, devido ao que se revela sobre a natureza do universo e do nosso pequeno mundo, a Terra. Estudar o comportamento químico da matéria pode ser um interessante passatempo que, as vezes, conduz a uma vocação recompensadora.

Foram inúmeras as descobertas no ramo da química que mudaram o rumo da sociedade. Nós vamos falar aqui da Lei de Boyle, Existência das moléculas, Tabela Periódica e da Radioatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário