domingo, 26 de abril de 2009

O Profissional da Química

A profissão de Químico foi reconhecida em 12 de julho de 1934 pelo Decreto no 24.693, sendo o exercício da profissão regulamentado em 1º de maio de 1943 por meio da publicação do Decreto-Lei no 5452. Com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a fiscalização do exercício da profissão passou a ser executada pelas Delegacias Regionais de Trabalho. No entanto, em 1956, com a publicação da Lei no 2800, quando foram criados o Conselho Federal de Química e os Conselhos Regionais de Química, tal atribuição foi transferida a esses órgãos, tanto para os Bacharéis em Química, como para os Técnicos. De acordo com a Resolução Normativa no 198, de 17/12/2004, do Conselho Federal de Química. Constituem modalidades do campo profissional da Química as áreas de alimentos, plásticos, açúcar e álcool, petróleo, petroquímica, cerâmica, laticínios, metalurgia, tinturaria, acabamento de metais, análise química industrial, têxtil, armamentos e papel e celulose, bioquímica e biotecnologia, entre outras. Além das inúmeras áreas de atuação, como mencionado não se pode esquecer a nobre missão dos licenciados em ensinar a Química, formando as novas e futuras gerações dos profissionais.

Novos Cursos de Graduação Tecnológica Ligados a Química


O surgimento de novas tecnologias e o crescimento da demanda por profissionais atualizados e cada vez mais especializados foram alguns dos fatores que estimularam a criação dos cursos de graduação tecnológica, também chamados de superiores de tecnologia, ou simplesmente tecnólogos. São formações com duração entre dois e três anos. São ideais para quem deseja estudar e tem pressa, ou busca se especializar e crescer profissionalmente. Os diplomas de graduação tecnológica possibilitam participar de concursos públicos, além de habilitar o profissional a cursar mestrado e doutorado.


- Petróleo e Gás


O que faz o profissional: gestão de negócios ligados ao segmento de petróleo e gás. Assessoria de alto nível na cadeia produtiva de petróleo, onshore e offshore. Mercado de Trabalho: Petroquímicas, refinarias, distribuidoras de combustível e demais empresas que atuem no segmento de petróleo e gás natural.


- Meio Ambiente


Mercado de Trabalho: Instituições públicas de meio ambiente, Prefeituras municipais, Serviços de vigilância sanitária e ambiental, Laboratórios de saúde pública, Laboratórios de análise de água e efluentes, Empresas e indústrias particulares, Empresas de consultoria ambiental, Fundações de meio ambiente, Organizações não governamentais.

Atividades que desempenha: Participação na elaboração de Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA e RIMA), Planejamento e promoção de programas de educação ambiental e educação ecológica, Fiscalização de ações sobre o meio ambiente, Execução de exames laboratoriais de análise de água e de efluentes, Gerenciamento da aplicação de tecnologia de prevenção e controle de poluição, Auxílio na implementação de sistemas de gestão ambiental, Promoção de ações de saúde pública.

- Processos Químicos


Objetivo Geral: Formar tecnólogo competente e apto para atender a demanda de empresas públicas ou privadas, que necessitam de Processos.
Perfil do Egresso: formar profissionais aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades na área da química, com formação específica para ações de controle de processos.
Campo de Trabalho: diversos ramos da indústria química, bem como em empresas de consultoria e assessoria e em órgãos públicos da área.


- Química Industrial


Objetivo Geral: Formar profissionais capazes de aplicar princípios, técnicas e métodos da Química na resolução de problemas industriais, por meio de pesquisas e estudos ligados à composição química, às propriedades fundamentais e à composição da estrutura das substâncias; fabricar produtos e subprodutos químicos; realizar análises químicas ou físico-químicas.
Mercado de Trabalho: Indústrias, laboratórios e centros de pesquisa. Pode atuar na pesquisa básica e tecnológica, no desenvolvimento de operações e processos industriais, podendo assumir responsabilidades.

O papel da pós-graduação na formação do químico

No caso da Química, por exemplo, sabe-se que somente cerca de 25% dos Mestres e 5% dos Doutores são absorvidos pela indústria, mostrando que a grande maioria dos pós-graduados busca a Docência como destino profissional.
O aluno de PG, além do conhecimento diferenciado em relação ao tema de sua Dissertação ou Tese, deve possuir um conhecimento mais abrangente e interdisciplinar, cursando disciplinas que não se restrinjam ao tema de seu trabalho. Neste caso, é necessário buscar a convalidação pelo Programa do aluno, sem maiores dificuldades burocráticas, de disciplinas mais especializadas oferecidas por uma IES diferente daquela onde o aluno está matriculado. É importante, para a formação mais ampla, assistir e ministrar seminários, além de participar de eventos científicos. Ao final do curso, os alunos de Doutorado, especialmente, devem ser capazes de elaborar um projeto de pesquisa, um pedido de patente e de escrever um artigo científico. Além disso, como muitos dos pós-graduandos trabalharão na área de ensino, devem ter a oportunidade e ser incentivados a participar de tarefas didáticas, porém, sempre com a orientação, o acompanhamento e a avaliação de um docente. Por outro lado, visando ampliar as possibilidades profissionais, é necessário estabelecer estratégias buscando maior aproximação com o setor não-acadêmico.

É claro que essa discussão e essas conclusões não são novas e, certamente, não será fácil superar as dificuldades que fazem com que sejam sempre um tema atual. Afinal, não depende só da vontade dos alunos ou dos docentes criar profissionais com uma formação sólida e ampla, com uma visão crítica, que saibam tomar decisões e, principalmente, que aprendam a aprender para saber ensinar. Estas características são fundamentais em qualquer setor de atividade, acadêmico ou industrial. A difícil arte de conversar com o aluno ingressante, com o formando, com o futuro pesquisador, com o funcionário menos qualificado ou com o dirigente responsável pelo emprego de centenas de trabalhadores exige esforço e dedicação constantes, além de bom senso. E tudo isso passa pela realidade social, política e econômica do país. Se, por um lado, temos a esperança de que o valor e o número das bolsas de pós-graduação aumentem, que novos concursos sejam abertos, que novas oportunidades sejam oferecidas, por outro, temos dificuldades para adquirir reagentes imprescindíveis para a pesquisa, seja em função dos poucos recursos destinados à pesquisa, dos elevados preços dos reagentes importados (além das dificuldades de importação) ou dos próprios controles dos órgãos externos à Universidade.
Desta forma, é necessário estar atento aos aspectos práticos do ofício de ser Químico, sem esquecer de refletir sobre questões mais profundas, como aquelas levantadas em Niterói: O que o pesquisador do futuro vai pesquisar? Quais são as lacunas existentes na área de Química? Como fazer para estimular a pesquisa na interface com algumas áreas? Como fazer para introduzir o conceito de patente nos cursos de Pós-Graduação? Como identificar as patentes depositadas ou concedidas e incluir essas informações nos projetos? Como implementar a interação com o setor não-acadêmico? Qual é o perfil do profissional que a empresa deseja?
É importante ressaltar a importância dos cursos de Mestrado e Doutorado em Química na solução de alguns desses pontos, mas isso depende de um conjunto de variáveis, como a filosofia do curso, infra-estrutura, recursos humanos, vontade política, dedicação de alunos e docentes, entre outras.
A Capes tem cumprido seu papel no que tange à avaliação dos cursos de Pós-graduação, apontando aspectos positivos e outros que necessitam de ajustes, sem interferir na individualidade de cada um deles. Certamente, não existe unanimidade em relação aos critérios da avaliação, mas as discussões mantidas com os Coordenadores têm se mostrado úteis no sentido de esclarecer dúvidas e levantar sugestões, visando aperfeiçoar este processo.

Novos Cursos de pós-graduação

Na área de Engenharia
- Engenharia de Polímeros
- Tecnologia de tintas

- Biotecnologia: Biocombustíveis, Meio Ambiente, Alimentos, Fármacos

Área: Engenharia
Público Alvo: Farmacêutico–Bioquímico, Engenheiro Químico, Engenheiro e Tecnólogo de Alimentos, Químico, Biólogo, Biomédico, Médico, Agrônomo,Veterinário, Químico Industrial e Profissionais das Áreas Tecnológicas que tenham interesse em adquirir conhecimento em Biotecnologia aplicada à Biocombustíveis, Meio Ambiente,Alimentos e/ou Biofármacos.
Objetivo: Oferecer conceitos e conhecimentos atualizados para a formação de um profissional com competência científico–tecnológica e ética para atuar junto aos setores que utilizam organismos vivos e biomoléculas em processos tecnológicos.O curso apresenta um conjunto de disciplinas ministrado por profissionais de competência nas áreas químicas, biológicas e tecnológicas com o objetivo uníssono de formar um profissional hábil para a aplicação de biotecnologia na produção, pesquisa, serviços, desenvolvimento de novos processos e novos produtos, bem como para o diagnóstico, análise e solução de problemas pertinentes aos processos biotecnológicos das indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, de biocombustíveis e relacionadas a questões ambientais.
Na área de Farmácia

- Cosmetologia

Área: Farmácia
Público Alvo: Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos e profissionais que trabalham com beleza.
Objetivo: O programa foi concebido de modo a abordar todos os aspectos da elaboração de cosméticos, passando pelo estudo da formulação, produção, controle de qualidade físico–químico e microbiológico,bem como aspectos do marketing cosmético, incluindo pesquisa de mercado e embalagens.Habilitar o profissional graduado que atua no setor e os interessados a desenvolver, aprimorar, criar e entender as formulações cosméticas da atualidade e as tendências novas e futuras. O conteúdo programático do curso aborda desde a concepção do produto, sua formulação, controle de qualidade, marketing, até a elaboração do Dossiê Técnico atualizado para encaminhamento aos órgãos competentes para fins de registro.
Meio Ambiente

- Química Ambiental

Área: Meio Ambiente
Público Alvo: Químicos, Biólogos, Engenheiros, Farmacêuticos–Bioquímicos, Geólogos, Biomédicos, Físicos, Agrônomos, entre outros profissionais de áreas correlatas.Objetivo: – Capacitar os profissionais que atuam ou pretendem atuar na área ambiental, propiciando–lhes conhecimentos para a compreensão, análise e descrição dos processos químicos peculiares ao Meio Ambiente e suas influências no equilíbrio ecológico;– Estudar o comportamento das espécies químicas nos compartimentos ambientais: ar, água, solo e sedimento e suas interações com os ecossistemas, bem como as formas que possibilitam a avaliação da respectiva qualidade;– Estudar as técnicas de tratamento de emissões industriais (efluentes gasosos, líquidos e resíduos sólidos) e urbanas, além dos processos de recuperação de ambientes degradados pela poluição;– Capacitar os profissionais a interpretar as legislações relativas ao meio ambiente especialmente aquelas relacionadas a gestão da qualidade das águas superficiais (Resolução CONAMA 357/2005), subterrâneas (Resolução CONAMA 396/2008) e potabilidade (Portaria Ministério da Saúde 518/2004) entendendo seus objetivos e aplicações; – Apresentar estudos de caso onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos no curso, propiciando maior compreensão e aprendizado.
Negócios

-Gestão da Qualidade e Produtividade

Área: Negócios
Público Alvo: Engenheiros, químicos, farmacêuticos, físicos, economistas e administradores
Objetivo: Capacitar e instrumentar os profissionais para melhor gerenciar os processos da empresa; Promover a compreensão dos direitos e deveres do cliente quanto ao atendimento e à qualidade dos serviços; Aplicar conceitos teóricos e práticos de auditoria, histórico e certificação da Qualidade; Habilitar o profissional para atuar em empresas públicas e privadas preocupadas com a certificação e auditorias de Sistemas ISO 9000 e 14000 para a implementação e avaliação dos serviços.
Química

- Análise Instrumental Avançada

Área: Química
Público Alvo: Profissionais que atuam em Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Laboratórios de Análises Químicas, Bioquímicas, Clínicas, Toxicológicas, Farmacêuticas, Ambientais, Ensino e Pesquisa em Ciências, Biologia, Química, Saúde, Ambiente, Engenharia Química e área Ambiental.Objetivo: Oferecer aprofundamento em métodos instrumentais avançados; capacitar o estudante para execução de cálculos de planejamentos experimentais; analisar dados por meios de softwares; analisar e planejar projetos de pesquisa.
Saúde

-Ciências Forenses

Público Alvo: Advogados, Químicos, Engenheiros, biólogos, contadores e profissionais graduados que tenham interesse em atuar na área de perícias forenses.
Objetivo: O programa foi concebido de modo a abordar todos os aspectos da elaboração de laudos técnico–científicos, passando pelo estudo da formulação, produção, controle de qualidade bio–jurídico–físico–químico–contábil, entre outras áreas do conhecimento, na análise de casos concretos de ilícitos de maneira geral, ou mesmo da área trabalhista.Habilitar o profissional graduado que atua no setor e os interessados a desenvolver, aprimorar, criar e entender as perícias que subsidiam ações judiciais de quaisquer natureza, bem como juízo arbitral. O conteúdo programático do curso aborda desde conceitos jurídicos, noções de processo, criminalística, química, física, engenharia, contabilidade, arqueologia forense entre outros, até a elaboração de laudos técnicos.

- Fitoterápicos

Público Alvo: Profissionais formados em Farmácia, Medicina, Veterinária, Química, Biologia, Engenharia e áreas afins.
Objetivo: Possibilitar o acesso aos conhecimentos técnicos e científicos para trabalhar com plantas medicinais e seus produtos, tanto no mercado atual como visando perspectivas futuras. No final do curso, independentemente de sua formação acadêmica inicial, o aluno terá o embasamento necessário para atuar na área de produtos naturais e se desenvolver conforme suas próprias perspectivas.

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